Depois de uma longa corrida, ninguém deseja se sentir com os pés inchados. Mas parece que essa sensação não é incomum, entre os atletas de corrida.
Se quer saber o que acontece, e o por que seus pés incham durante e depois da corrida, acompanhe esse artigo até o final, e tire todas as suas dúvidas a respeito do tema.
A dor e o inchaço nos pés podem aparecer depois da corrida, da caminhada, e também depois de terminar alguma atividade física. Até mesmo a falta de movimentos pode levar ao problema, por exemplo.
Nossos pés nos aguentam e nos levam para todos os lados, e existem algumas razões para sentirmos eles inchados. Uma delas, principalmente para quem corre, é o impacto mal absorvido pelo tênis.
Nossos pés são formados por músculos, articulações, ligamentos e ossos, responsáveis por gerar os movimentos. Em outras palavras, os pés precisam realizar todos eles corretamente para se ajustarem e se adaptarem ao solo.
Por que seus pés incham durante e depois da corrida? Causas e prevenção.
Durante a corrida são dados muitos saltos seguidos, e eles geram um grande impacto sobre os pés e todas as outras articulações. Portanto, todo esse movimento repetitivo, e o impacto gera micro lesões nos músculos e tendões.
Alguns calçados, muito duros, por exemplo, agravam o problema, impossibilitando o movimento do pé. Ou seja, acaba tornando a passada errada e levando o atleta a absorver o impacto com muita intensidade.
Vários fatores levam a isso como falamos, os tênis errados, o tipo de pisada, a forma de correr. Ou seja, se seus pés incham durante e depois da corrida prova, vale ver como superar esse problema!
Como diminuir as dores e inchaço nos pés dos atletas?
Existem alguns meios pelos quais conseguimos aliviar, e também acelerar a recuperação dos pés após as provas, isso inclusive leva a um melhor rendimento nos treinos e nas corridas.
Veja então algumas das técnicas para aliviar esse tipo como:
Crioterapia – Essa técnica consiste em usar gelo após o treino, para desinchar e aliviar as dores dos pés. A técnica possui um efeito anestésico, anti-inflamatório e ajuda na diminuição do espasmo.
Massagem – Uma boa massagem nos pés após uma prova, pode gerar um pequeno desconforto, mas logo em seguida você perceberá o alívio, a técnica inclusive serve para tirar os nós e soltar a musculatura.
Meias de compreensão – O uso de meias de compressão é fundamental, pois, a pressão feita por ela na perna, facilita o retorno do sangue para o coração, melhorando a circulação, o inchaço e as dores.