ADVERTISEMENT
BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Sofre de supinação? Entenda como consertar isto.

Sofre de supinação? Entenda como consertar isto.

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

ADVERTISEMENT

Algo bem conhecido pelos atletas de corrida é a pisada supinada. Vamos aprender a reconhecer esse problema que atinge a muitos atletas, e a como fazer para melhorar a qualidade da performance quando se passa por isso.

Pisada supinada, ou supinação, se trata do movimento que o pé do atleta realiza para fora durante a corrida. Essa variação de movimentos pode ser fruto de desalinhamentos no tornozelo ou no joelho, por exemplo.

Por sobrecarregar a lateral do pé, a pisada supinada pode levar ao desenvolvimento de algumas patologias bem desagradáveis. Geralmente, pessoas com pés cavos também apresentam supinação durante o andar.

Outros fatores como o alinhamento dos tornozelos e joelhos, fraqueza muscular ou disfunção das estruturas estabilizadoras dos membros inferiores também podem causar a supinação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE




Matérias Relacionadas

O que a supinação pode causar?

Algumas dores são provenientes da pisada supinada, o que acontece por causa da sobrecarga aplicada na região lateral do pé, como já citado.

Indivíduos praticantes de atividades físicas intensas como a corrida estão muito mais propensos a essas dores. E isso se dá devido à alta repetição de movimentos que ocorre durante o esporte. Alguns dos diagnósticos, que podem se desenvolver a partir da pisada supinada, ou supinação são:

Como identificar se o atleta tem pisada supinada?

É importante aprender a identificar a supinação, principalmente para saber qual o tipo de pisada você apresenta. Alguns artifícios podem ser utilizados, como, por exemplo, a análise do desgaste da sola do tênis.

Esse inclusive é o meio mais simples de identificar o problema. Ou seja, observando atentamente quando o tênis apresenta maior dano em sua lateral. Esse, portanto, pode ser indício de que possui a pisada supinada.

Os outros métodos que também podem ser aplicados, com auxílio de profissionais capacitados, são:

  • Baropodometria (o teste da pisada);
  • Scanner 3D;
  • Teste caseiro.
supinação

Como corrigir a supinação nos atletas?

A supinação pode ser corrigida através de palmilhas específicas para esse tipo de pisada. Por exemplo, algumas empresas oferecem palmilhas para redistribuir a pressões proporcionalmente nas regiões do pé do atleta.

Para isso, esses acessórios apresentam uma elevação em sua parte externa, o que ajuda a jogar parte do peso do corpo do atleta para o lado de dentro, contribuindo assim para a correção da pisada supinada.

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

ADVERTISEMENT

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
recuperação
Comer Bem

Top 10 alimentos que ajudam na recuperação

Matérias Relacionadas Carboidrato antes de uma corrida longa do jeito certo. Creatina: Potencialize seu Desempenho na Corrida e Alcance Novos Paces Depois de longas provas,

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR