Atualmente um crescente número de pessoas estão optando pelo trail running ou corrida de montanha, modalidade que vem encantando muito corredor de asfalto. A experiência do desafio físico em um ambiente natural de visual único é o grande atrativo.
Diferente da corrida de rua, a corrida de montanha exige um maior esforço por parte do atleta, já que ele precisa saltar, ultrapassar diversos obstáculos, escalar, entre outros, durante todo o seu percurso por terrenos irregulares.
E além de todo o conhecimento, técnica, treinamento, e equipamentos adequados para segurança e total desempenho do atleta, a corrida de montanha ainda exige alguns cuidados para os dias mais quentes.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
As altas temperaturas do verão presentes na maior parte do nosso país, podem fazer com que muitos corredores sintam indisposição e apresentem baixo rendimento e cansaço durante as provas. Por isso, preparamos algumas dicas para não sofrer tanto ao correr no calor. Veja!
Dicas para correr no verão- Corrida de montanha.
Dica 1- Use filtro solar.
Um bom filtro solar é indispensável para atletas que praticam o esporte ao ar livre, portanto, os atletas de corrida de montanha devem estar com o seu protetor solar (rosto e lábios) sempre a mão para protegerem a pele dos danos solares.
Dica 2- Se hidrate.
Essa parte é muito importante para os dias de verão. Aumente a ingestão de líquidos antes, durante e após os treinos, e também atente-se a reposição dos sais minerais e nutrientes perdidos.
Dica 3- Mude seus horários de treinos.
Os treinos de corrida de montanha não devem nunca ser feitos em horários em que o sol está apresentando temperaturas muito elevadas. Dê preferência aos horários matutinos, comece mais cedo e sinta a diferença!
Dica 4- Mude sua planilha de treino.
Na corrida de montanha já vimos que é exigido um pouco mais de esforço físico por parte dos atletas, para isso, reduzir um pouco a intensidade e a duração nos dias mais quentes, inclusive nos treinos de subida vai ser de grande ajuda.
Dica 5 – Procure por rotas mais arborizadas.
A corrida de montanha sempre conta com visuais incríveis e nos dias mais quentes aproveitar o frescor da natureza não será nada mal. Portanto, busque por percursos com mais áreas verdes, com sombras e terrenos arborizados, pois isso ajudará muito em seus treinos.
Lembre-se de sempre respeitar o seu corpo, afinal ele precisa de um tempo para adaptação, principalmente em temperaturas mais elevadas, por isso, todo cuidado é pouco!
Curtiu? Então leia aqui também e veja se trail (corrida de montanha) é mais difícil que correr no asfalto.