Essa pergunta é bem clássica e a resposta para ela sempre depende do que você quer dizer com “mais difícil”. Para falar a verdade, ambos são difíceis, mas de maneiras ligeiramente diferentes.
Para o trail run ou corrida de trilhas, o desafio tende a ser o terreno que pode sempre variar de acordo com o local da prova, enquanto na corrida de rua, o percurso não se modifica muito e a dificuldade fica por conta do ritmo do atleta.
Como falamos, as trilhas mudam constantemente e ao correr em uma trilha montanhosa por exemplo, sua velocidade, equilíbrio, cenário, superfície, inclinação, ritmo e temperatura podem mudar drasticamente de um momento para o outro, o que aumenta a dificuldade.
Em trilhas, você não necessariamente estabelece um ritmo, pois, ele sempre é baseado em reações rápidas e em manter o esforço. Já a chave para ganhar uma corrida de rua é encontrar e manter uma zona de ritmo perfeito.
Um pouco sobre o trail run.
O trail run é um esporte de corrida por trilhas e quase sempre praticado em terrenos montanhosos, com muitas subidas e descidas íngremes. Mas embora exista essa dificuldade existem alguns pontos positivos.
Os corredores praticantes de trail run, relatam que o contato com a natureza e a vista de alguns locais é incrível. Outro fator que agrega a essa modalidade de corrida é que existe menos estresse de impacto em relação a corrida rua.
Um pouco sobre a corrida de rua.
As corridas de rua surgiram na Inglaterra e são bem populares em todo o mundo, praticadas em sua grande maioria por atletas amadores que buscam melhorar e aumentar sua qualidade de vida através dessa prática esportiva.
A federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) define o esporte corrida de rua, como provas disputadas em circuitos de ruas, avenidas e estradas com distâncias oficiais variando de 5 Km a 100 Km.
Houve um aumento significativo do número de praticantes, tanto do trail run, quanto da corrida de rua no mundo em todo o Brasil, com atletas bem interessados e dedicados a esses esportes que proporcionam um fôlego novo ao atleta.
Para alguns, o ritmo é um desafio difícil de ser superado, para outros, o terreno é o fator de maior desgaste. E quanto as dificuldades, elas podem ser superadas, não existem regras para isso, basta focar nos treinos, e ir em busca de novos limites, estamos torcendo por você. Boa prova!