Chama o Doutor Comer Bem

A suplementação ideal para quem corre.

Suplementação

Vamos falar sobre suplementação? Começando pelo pré-treino, o que é melhor para dar aquele gás inicial e preparar seu corpo para o gasto energético? Bom, de acordo com nossa nutri Giovana Canno Consultoria Nutricional (CRA 3232-6) “quando pensamos em suplemento alimentar para corrida a primeira coisa que nos vem a cabeça são os carboidratos em gel e os repositores hidroletroliticos, porém a suplementação nessa modalidade esportiva (corrida) vai muito além do carboidrato e envolve também proteinas e gorduras boas”. Sim, os carboidratos são a fonte primária para produção de energia e portanto, melhoram nosso rendimento e consequentemente retardam o inicio da fadiga e no caso de provas ou treinos mais longos, são super indicados para serem consumidos durante a corrida em forma de gel, além das bebidas como Gatorade e similares.

Já sobre suplementação para o pós-treino, Giovana diz que “suplementos proteicos com digestão e absorção rápida, como o whey protein, são bons aliados para quem corre, e associados de maneira correta com os carboidratos, são a combinação perfeita para evitar depletação muscular. O whey protein contém normalmente os 20 aminoácidos necessários ao organismo para a construção muscular. Mas atenção! Doses elevadas de proteína podem se transformar em gordura, uma vez que o organismo não elimina o excesso.”

Mas afinal, o que são esses aminoácidos que ajudam na construção muscular? Ela diz que “eles são as unidades que formam as proteínas. Ao contrário de uma proteína grande, não precisam ser metabolizados pelo fígado, o que facilita a utilização diretamente no músculo. Os aminoácidos de cadeia ramificada evitam a fadiga muscular, melhora o processo inflamatório causado no músculo pelo exercício e otimizam a recuperação pós treino”. O BCAA por exemplo é um conjunto de aminoácidos de cadeia ramificada (valina , leucina e isoleucina), de rápida absorção e a sigla significa brain chain aminoacids.

Uma suplementação de aminoácido também indicada para quem corre é a glutamina que, apesar do nosso corpo já produzi-lo, sua produção adequada e em quantidade certa só ocorre quando estamos 100% saudáveis. Mas qualquer esporte causa oxidação e nosso corpo entende isso como um estresse e associado a uma série de outros fatores pode nos levar a ter a produção de glutamina defasada. Por isso a suplementação é indicada. Seu principal papel no organismo é auxiliar no reparo e crescimento da mucosa intestinal, melhorando assim o ambiente intestinal onde todos os nutrientes do que você ingerir serão absorvidos.

Outro componente que, de acordo com nossa nutri Giovana, deve entrar sempre na dieta dos corredores, principalmente os que correm longas distâncias, são as gorduras boas. Encontramos essas gorduras em alimentos como peixes selvagens, abacate, oleaginosas, pasta de amendoim, coco e óleos vegetais como azeite por exemplo. Porém, a sua suplementação se faz necessária na maioria dos casos, pelo baixo consumo na dieta e pela qualidade dos alimentos que consumimos (um exemplo clássico é o peixe, que na maioria das vezes, é de cativeiro). Mas o que são essas gorduras? Os ácidos graxos mais estudados são o EPA, o DHA (ÔMEGA 3) e o ALA. Eles também auxiliam no combate dos processos inflamatórios no nosso organismo, melhoram a saúde intestinal e vários estudos mostram também que eles tem ação direta nas cartilagens e articulações de maneira positiva!

Antes de correr para as compras, consulte sempre seu nutricionista para saber qual a necessidade do seu corpo de suplementação. Tudo depende da sua rotina de treino, estrutura biológica e genética. Não siga modismos e nem dicas de amigos que não sejam profissionais da área.

Fonte: Giovana Canno Consultoria Nutricional (CRA 3232-6)

Curtiu? Leia aqui também mais um conteúdo exclusivo Brasil Run sobre como começar a correr sem prejudicar seu corpo!

Quer ter acesso aos melhores suplementos do mercado e receber tudo na sua casa? Conheça nossa nova loja, a Brasil Run Store. Corra atrás de uma vida saudável com apenas alguns cliques!

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade