A dúvida que corre entre todos que correm e antes contavam com um grupo, trio ou dupla. Como será a vida nas pistas depois da pandemia?
Muitas coisas precisarão assumir novos formatos, e tudo isso para que a segurança das pessoas seja garantida, o que inclui a segurança dos atletas de corrida, claro. Os grupos de corrida pós COVID-19 serão afetados, como tudo o que dizia respeito a pessoas juntas no mesmo lugar. Mas o que serão deles?
Ações que eram simples, já estão sendo mudadas, e pelo que vemos isso continuará enquanto não existir vacina contra esse vírus. Portanto, a busca pela adoção de novas medidas de proteção se intensifica à medida que as mortes aumentam em todo mundo.
Mas correr é preciso e isso não deve parar. Até porque, manter uma boa saúde e condicionamento é importantíssimo para evitar que caso venha a ter o vírus, seu corpo seja capaz de responder bem, não permitindo que se entregue aos piores sintomas.
Grupos de corrida pós COVID-19. Ainda vão existir?
Não somente os grupos de corrida, como também a maneiras dos treinos e provas em geral serão modificadas na busca de proteger os atletas de corrida, e muitos deles já estão se adaptando a essa nova realidade.
Para que fique mais informado sobre essas novas medidas, vamos passar o que diz um documento produzido com recomendações de um grupo de organizadores de corrida e médicos do esporte, buscando melhorias no esporte.
Para começar, somente no Brasil contamos com uma média de 11 milhões de corredores, entre atletas mais experientes e amadores, e estima-se que esse número aumente em quase 80% até o próximo ano.
Nesse documento algumas normas mais comuns, já tem sido adotadas pelos atletas. Como a higienização com álcool em gel, o uso dos EPIS obrigatórias, e manter o distanciamento social, por exemplo. Ou seja, já traduz que os grupos de corrida devam ser diminuídos ou então evitados ao máximo.
As provas de corrida pós-pandemia também serão modificadas para maior segurança. Em outras palavras, terão número de participantes limitados, um percurso de fácil acesso, e provas com uma menor distância, para evitar ao máximo o contágio.
Nos grupos de corrida pós COVID-19, acreditamos que uma forma de seguirem existindo, será seguir regras similares as das provas. Como por exemplo, também diminuir o número de alunos por período, exigir o uso de máscaras próprias para treino, tornar obrigatória a medição da temperatura de todos que chegam para treinar etc.
Cuidados nos treinos e nas provas para garantir a segurança de todos é muito importante. Afinal, depois que tudo voltar ao normal, ou novo normal, é muito importante termos saúde para fazer o que mais amamos, que é correr, certo?