Se você costuma correr por aí, sem tomar o seu café da manhã, não está apenas sabotando o seu dia, como também seu treino. Veja como é importanter dar uma sacudida para acordar seu corpo, iniciando seu metabolismo.
Estudos mostram que pular o café da manhã pode prejudicar o desempenho esportivo, a eficácia do treino, e a saúde em geral. Claro que muitos adeptos do treino em jejum irão descordar, e de fato a prática de não comer logo pela manhã também pode trazer benefícios, mas não diariamente e por muito tempo.
O jejum pela manhã depois das horas de sono já sem comer deve ser feito de forma orientada e consciente, alternando com dias completando com um bom café da manhã. Mas você sabe o que comer para turbinar o seu corpo logo no início do dia?
Então veja algumas dicas que encontramos para começar a consumir os alimentos certos que aumentarão o seu desempenho, lendo essa matéria até o final.
Diretrizes para um bom café da manhã.
Um bom café da manhã deve conter de 500 a 750 calorias, contendo sempre carboidratos, proteínas, e gorduras boas. Os alimentos ideais com carboidratos são frutas e vegetais, cereais integrais, como aveia, e pães integrais, como trigo integral, ou pão de centeio.
Ótimos exemplos de fontes de proteína de café da manhã são ovos, nozes, sementes, manteiga de amendoim, leite vegetal, queijo veganos, e iogurtes como os de soja. Comece com um ou dois copos de água para hidratação adequada após uma boa noite de sono.
Entretanto, outra dica bem legal, que vai turbinar ainda mais o seu corpo para seu treino, é que nesse primeiro copo de água, seja espremido um pouco de suco de limão ou então de lima. O despertador perfeito para o seu organismo ser limpo e desintoxicado.
Beba após isso, uma xícara de café, chá preto, ou verde. Afinal, o café e o chá têm antioxidantes que aumentam a imunidade e ajudam a prevenir doenças. A cafeína também pode fornecer energia, melhorar o metabolismo, e promover uma maior resistência.
Opte também por frutas inteiras ao invés de suco de frutas. A fruta inteira contém fibras, o que melhora a digestão e fornece mais antioxidantes em sua pele e polpa do que os sucos. Esses geralmente contêm açúcar adicionado.
Sugestões para atletas
- Um punhado de nozes ou sementes com passas, um copo de leite, e um pão integral
com manteiga. - Fatias de maçã cobertas com manteiga de amendoim, torrada integral com manteiga, e um copo de leite.
- Uma banana com uma xícara de iogurte natural misturada com nozes.
- Uma tigela de cereais integrais e leite, coberta com passas e nozes, e um copo de leite.
- Dois ovos cozidos, fatias de laranja, e fatias de queijo.
- Dois ovos, uma banana, dois copos de leite integral e um punhado de amêndoas, para aqueles atletas que desejam além de um excelente café da manhã, ganhar massa muscular.