Todo corredor, adora amarrar os sapatos e sair porta afora para desfrutar de alguns quilômetros. A onda de endorfina sentida após uma longa corrida é sensacional, e existem maneiras simples de melhorar a sua performance, sabia?
Incorpre os melhores exercícios para complementar a corrida à sua rotina e você será capaz de se manter saudável, ficando mais forte. Além de também estabilizar seu corpo durante a prática, ou seja, melhorando sua performance quando estiver cansado.
Ou seja, quando está fazendo alguns dos melhores exercícios para complementar a corrida, você se torna mais eficiente e mantém um ritmo mais rápido.
Pensando nisso, separamos alguns exemplos desses melhores exercícios complementares para otimizar seus resultados e se tornar ainda mais forte nas pistas!
Melhores exercícios para complementar a vida dos corredores.
Bicicleta modificada.
Deite-se de costas e estenda a perna direita no ar. Sua coxa deve estar perpendicular ao tronco e a canela paralela ao solo.
Em seguida, levante a perna direita, cinco a sete centímetros do chão, segure por alguns segundos e troque as pernas.
Certifique-se de que a região lombar esteja em uma posição neutra durante todo o exercício.
Balance Plank.
O core tem que fazer parte do seu plano de exercícios para complementar a corrida. Afinal, um tronco forte garante não só uma boa postura na hora de correr, como também te ajuda a evitar lesões na coluna com o impacto.
Portanto, comece deitando-se de barriga para baixo e apoie o peso nos antebraços e dedos dos pés.
Mantenha uma linha reta da cabeça aos pés e mantenha essa posição durante todo o exercício. Certifique-se porém, de que seus abdominais, glúteos e parte inferior das costas estejam engajados.
Ponte de glúteo de uma perna.
Deite-se de costas com as pernas dobradas e os pés apoiados no chão. Em seguida, levante os quadris de forma que haja uma linha reta dos ombros aos joelhos.
Estenda uma perna estendida, segure por alguns segundos, coloque-a de volta no chão e repita do outro lado.
Levantamento da perna com prancha lateral.
Deitado sobre o lado direito, levante o corpo de modo que o peso fique apoiado no antebraço e na lateral do pé direito. Deve haver uma linha reta diagonal da cabeça aos pés.
Mantenha-se firme, envolvendo os músculos centrais.
Como para todos os exercícios de força, sempre monitore sua forma e certifique-se de manter uma boa postura durante cada exercício. Uma vez que essa rotina de peso corporal esteja confortável, você pode tentar integrar exercícios mais desafiadores em seu programa de força.
Depois de dois a três meses de fortalecimento consistente do core, você notará melhorias significativas em como se sente ao correr. Os melhores exercícios para complementar a corrida, são principalmente focados em fortalecer aquelas partes mais exigidas durante o esporte.
Se tiver dúvidas, procure um treinador de confiança! Afinal, qualquer exercício feito de forma errada vai trazer mais dores do que bons resultados.