Correr pode realmente acalmar sua ansiedade, os transtornos causados por ela são muito comuns hoje em dia, e esse mal afeta mais da metade da população.

A Associação de Ansiedade e Depressão, diz que os sintomas decorrentes da ansiedade são altamente tratáveis, mas apenas 1/3 dos pacientes recebe o tratamento adequado.

Sendo a atividade física um santo remédio para isso, pois, ela reorganiza o cérebro, de modo que sua resposta ao estresse é reduzida, e a ansiedade tem menor probabilidade de interferir na função cerebral normal.

Vamos ver agora alguns pontos comuns da ansiedade onde a atividade física, no caso a corrida atua diretamente, melhorando esses sintomas. Leia até o final, e se informe!

Como a corrida e as outras atividades físicas combatem a ansiedade.

ansiedade

Hormônios

Alguns estudos sugerem que o exercício melhora a função cerebral quase imediatamente, e os efeitos positivos podem fazer uma grande diferença, a longo prazo.

O exercício ainda ajuda a liberar endorfinas, também conhecidas como substâncias químicas benéficas para o cérebro, que são famosas por promoverem sentimentos positivos.

Estresse

As pessoas se sentem estressadas o tempo todo, e às vezes elas nem percebem isso. É importante lidar com a pressão antes que ela se torne crônica.

O exercício funciona como uma maneira de aliviar a tensão, o estresse e a fadiga mental. Os profissionais da saúde geralmente recomendam a corrida para esse fim.

Eles acreditam que o humor e o stress do atleta são beneficiados após uma corrida. Se está passando por um quadro de ansiedade, experimente a corrida ela pode ajudar com os sintomas.

Atua na temperatura corporal

A corrida e as atividades aeróbicas, em geral aumentam a temperatura do corpo, é comum que episódios de aumento de estresse e ansiedade façam com que a pessoa sinta frio, por causa do fluxo sanguíneo.

Quando o corpo sente frio, ele quer aumentar sua temperatura e voltar ao normal, e a corrida atua nessa missão. A temperatura corporal quente, não significa febre, ela tem a função de acalmar o corpo.

Ajuda na socialização

Como já vimos a corrida tem o poder de conectar as pessoas, e isso é muito bom para quem tem ansiedade, uma pessoa que passa por esse problema deve evitar o isolamento.

Se você está treinando para uma maratona, trabalha com um treinador, corre com os amigos, e sempre está motivado. A socialização tira sentimentos de solidão, que é um problema comum para quem tem ansiedade.

Curtiu? Então leia aqui também sobre os efeitos da corrida no cérebro.