A corrida é um esporte que não tem idade, afinal pode ser praticada por todas as pessoas sem distinção. Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas de mais idade ganham muito com a prática da atividade física.
Fazer exercícios regularmente promove a saúde, bem-estar, e serve como um importante meio de prevenção de muitas doenças. A corrida, por exemplo, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, livrando pessoas mais velhas de doenças como infarto e AVC, entre muitos outros. Mas como começar a correr nessa fase da vida?
Antes, saiba também que pesquisas apontam que o exercício é capaz de melhorar funções do nosso cérebro e aumentar a qualidade de vida nas pessoas de todas as idades.
Outro estudo publicado ainda aponta que correr regularmente, reduz mudanças na estrutura cerebral, relacionadas ao envelhecimento. Diante de tantas evidências positivas é sim possível começar a correr e nunca é tarde para começar a correr, mesmo com 40, 50, 60, ou 70 anos, se inspire e comesse esse novo hábito em sua vida.
Construção de músculos e ossos fortes.
Como vimos, nunca é tarde para começar a correr. Pelo contrário, é na terceira idade que se colhem os maiores benefícios pelos atletas. A perda de massa magra e a osteoporose são muito comuns na terceira idade, e pode ser combatida com a corrida juntamente com outras atividades.
Se você começar a correr mesmo com 40, 50, ou 70 anos, pode evitar esses tipos de problemas, e ter uma velhice de melhor qualidade. Isso porque, a corrida é um esporte de alto impacto que estimula a construção da massa óssea e também muscular.
Dá para começar a correr seja quando for
Atualmente, é muito comum encontrarmos pessoas com mais de 70 anos participando ativamente de corridas. E elas conseguem completar esses percursos muito bem, mesmo sofrendo com a diminuição de sua energia aeróbia.
Mas é importante salientar que nessa faixa etária a qualidade do treinamento deve ser maior do que a quantidade, e respeitar o corpo é fundamental. Para começar a correr com segurança, mantenha o treino por duas vezes por semana.
A orientação profissional para realizar a corrida, seja qual for sua idade também é fundamental. O ideal é procurar um médico para avaliar se está tudo bem com sua saúde e determinar como deverá ser feita sua atividade. No mais, aproveite e seja feliz!