Você acha que os treinos mais exigentes e puxados como subidas, pista (intervalados/tiros), areia com paraquedas e calor, entre outros, podem promover adaptações fisiológicas no corpo e ajudar a melhorar a performance?
Se você é atleta sabe que sim! Todo o treinamento mais exigente tem um papel muito importante na melhora da performance de um corredor, inclusive nas adaptações fisiológicas e as atividades fazem toda a diferença em seus resultados. Vamos falar mais sobre o tema.
Todo bom atleta está sempre preocupado com a melhora de sua performance durante suas provas e melhores resultados são sempre muito bem-vindos. Quando os atletas são expostos a alguns treinos, a resistência aumenta muito e essa resistência ajuda a promover as adaptações fisiológicas que ajudam inclusive em provas pelo nosso país, onde enfrentamos situações de calor extremo durante a maioria dos meses do ano.
Ao realizar exercícios onde se exige mais do atleta, ocorrerá a adaptação fisiológica que nada mais é do que uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
E esse é um fator muito importante na vida do corredor, pois as adaptações fisiológicas resultam em respostas do corpo que trazem benefícios e podem ocorrer de 3 formas, conforme citamos abaixo.
Respostas Agudas ou Adaptações Agudas:
- Essas são as mudanças que ocorrem no sistema fisiológico durante a execução do exercício. E esse tipo de mudança ajuda na frequência cardíaca, do atleta.
Respostas Subagudas ou Adaptações Subagudas:
- Essas são as mudanças que ocorrem após o término da execução do exercício. Esse tipo de mudança promove a temperatura interna do músculo a retorna imediatamente para o nível de repouso. O corpo do atleta se recupera sem nenhum prejuízo ao seu nível de repouso.
Respostas Crônicas ou Adaptações Crônicas:
- Essas são mudanças morfofuncionais que ocorrem à longo prazo, sendo dependente da somatória de todas as adaptações agudas e subagudas ao longo de um período de semanas, meses ou anos.
Concluindo, as atividades mais exigentes durante os treinos, podem promover uma melhora significativa na performance dos atletas. E são importantes inclusive para seu progresso nos resultados.
A adaptações fisiológicas que ocorrem são fundamentais, porque ajudam na melhora da frequência cardíaca entre muitos outros fatores, que são fundamentais tanto na performance de quem corre, quanto para seu bem-estar ao final dos treinos.
Mas atenção! É sempre bom saber dosar esses treinos e eles precisam ser feitos sempre com acompanhamento de um bom profissional. Um treinador de confiança saberá conduzir os treinos mais pesados focados nos seus reais objetivos e capacidades físicas.