Depois de longas provas, é preciso se cuidar. O corpo de qualquer atleta após provas longas precisa de cuidados para conseguir e a busca por uma boa recuperação vai desde hidratação aos alimentos que você consome em seguida. Repor todos os nutrientes é essencial para que seus músculos se recuperem, mas quais são os mais indicados, afinal?
Os alimentos que contém carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais com certeza fazem parte da lista. Veja!
10 alimentos principais que ajudam na sua recuperação.
Você pode montar um cardápio estratégico, dividido entre café da manhã, almoço, jantar e demais refeições, não se esquecendo de se hidratar muito entre as suas refeições. Além da água mineral, a água de coco também ajuda a hidratar, e a repor os sais minerais.
- Feijão (Pode ser consumido no almoço e jantar)
- Lentilhas (Pode ser consumido no almoço e jantar)
- Melancia (Pode ser consumido no lanche da tarde)
- Mamão (Pode ser consumido no café da manhã, inclusive com aveia)
- Morangos (Pode ser consumido tanto no café da manhã, quanto nos lanches)
- Brócolis (Pode ser consumido no almoço e no jantar)
- Couve-flor (Pode ser consumido nas principais refeições almoço e jantar)
- Azeite (Pode ser consumido nas principais refeições nas verduras legumes e saladas)
- Castanhas (Pode ser consumida nos lanches)
- Abacate (Pode ser consumido na salada nas principais refeições, ou no café da manhã)
As Proteínas de origem animal ou vegetal como o feijão, ou as lentilhas, devem estar presentes nas suas principais refeições, pois fornecem aminoácidos que auxiliam diretamente na recuperação muscular.
O consumo de frutas, como melancia, mamão e morangos não pode ficar de fora da sua alimentação, porque fornecem energia e auxiliam na hidratação, pois a maior parte de sua composição é feita de água. Consuma essas frutas após sua prova.
E os legumes, verduras e gorduras boas também presentes nessa lista, não podem faltar, pois eles são fontes seguras de antioxidantes. Todos esses alimentos, além de ajudar na recuperação do organismo, ainda atuam minimizando a fadiga e dores do pós prova. Consulte sempre um nutricionista e não deixe de buscar os melhores alimentos para o seu corpo!
Curtiu? Então leia aqui também sobre alimentos que ajudam a combater o inchaço nos dias mais quentes!