Vamos ver aqui alguns dos benefícios do magnésio para os atletas e porquê os corredores devem considerar o seu uso. Leia todo o artigo até o final para aproveitar todos esses benefícios.
Ele é um dos minerais mais abundantes em nosso corpo, responsável por mais de 300 reações químicas, em outras palavras, quase todas as células do corpo utilizam o magnésio. Este mineral está localizado nos ossos, dentes e glóbulos vermelhos. Além disso, é responsável pela função cardíaca, função nervosa, contração e relaxamento dos músculos, e a produção de energia.
Como o magnésio está envolvido em muitos processos importantes no corpo, é crucial que um corredor tenha ingestão consideravelmente grande desse mineral, afinal, uma deficiência de magnésio pode ter um impacto no seu desempenho atlético o impedindo de ir ao próximo nível. Portanto, a suplementação pode ajudar na evolução de seu treinamento.
Outros benefícios do magnésio para os corredores.
Metabolismo.
O magnésio lidera a carga quando se trata de ajudar o corpo a converter glicogênio em glicose, a principal fonte de combustível do seu corpo quando você se envolve em atividades físicas extenuantes.
Quando seu corpo não tem este importante mineral, ele pode mudar para o metabolismo anaeróbico, o que faz com que o ácido lático se acumule nos músculos, criando desconforto, espasmos e fadiga.
Mesmo uma pequena deficiência pode fazer com que sua corrida seja prejudicada, portanto, se você estiver com alguns desses sintomas, considere aumentar sua ingestão de magnésio.
Reduz a inflamação.
A deficiência de magnésio promove a liberação de produtos químicos inflamatórios como citocinas e aumenta a produção de radicais livres, resultando em inflamação crônica de baixo grau.
Se você ingerir alimentos ricos neste nutriente, como espinafre, chocolate amargo, amêndoas, abacates entre outros, poderá evitar essa fonte furtiva de inflamação.
Aumento da capacidade de recuperação do seu corpo.
Quando você participa de atividades exigentes como a corrida, seu corpo transpira mais e aumenta o débito urinário, o que pode levar à escassez de magnésio no corpo.
Quando ele se esgota, você fica mais propenso a, cãibras musculares, sensação de fraqueza ou fadiga, espasmos musculares e outros sintomas desagradáveis.
Aumentar a ingestão desse nutriente em dias intensos de corrida pode evitar esses sintomas e acelerar sua capacidade de recuperação. Para mulheres, a ingestão diária recomendada e de 350 a 400 mg, para homens, 400 e 420 mg.
Se não tiver certeza sobre a suplementação de magnésio adequada para você, e ainda possuir dúvidas, converse com seu médico sobre recomendações individualizadas. Boa prova!
Curtiu? Então leia aqui sobre suplemento de carvão ativado.