Quem é esportista sabe bem que depois de um treino cansativo, a primeira coisa que vem à mente é o que comer. Obviamente, fazer um lanche de recuperação com proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis após o treino é a melhor opção.
Lanches assim restauram a energia e reparam os músculos, mas a dúvida está no quanto se deve comer, para não exagerar e passar da medida. Veja algumas dicas de como domar esses níveis excessivos de fome!
Por que sentimos tanta fome depois de exercícios?
Em primeiro lugar, a lógica entra em jogo, já que os exercícios queimam calorias e os alimentos são os combustíveis que nos fornecem essa energia. Portanto, com as reservas de energia esgotadas, o corpo naturalmente sinaliza que precisa de mais comida para se reabastecer.
Como controlar a fome excessiva após o treino?
Em primeiro lugar beba líquidos antes, durante e depois de um treino, uma vez que a fome intensa pode realmente ser sede.
Também não espere muito tempo para comer após o seu treino, isso ajudará a evitar que sinta muita fome quando chegar em casa. Afinal, você pode devorar grandes quantidades de comida quando está faminto e ultrapassar o ponto.
O ideal é sempre dar preferência a alguma proteína, uma vez que ela constrói e repara os músculos. Um bom exemplo é o iogurte grego com frutas, ou um pedaço de frango com legumes grelhados, ou até mesmo a famosa batata-doce.
Quantas calorias um atleta deve consumir?
Para saber a quantidade certa a se consumir, considere o seu treino, quantas calorias você queimou, seu peso atual e objetivos. Em outras palavras, tenha sempre ajuda de um profissional para saber o que é o melhor para o seu corpo.
Em resumo, o truque aqui é maximizar sua ingestão nutricional em calorias mínimas. Isso ajudará a evitar a fome excessiva após os treinos puxados.
Curtiu? Então leia aqui também sobre snacks para te deixar satisfeito e saudável!