Conecte-se!

Você Sabia?

Como ter mais fôlego na corrida sendo iniciante.

Publicidade

Todo atleta precisa estar atento a sua capacidade respiratória, isso para que o cansaço na distância a ser percorrida não seja um empecilho em seu desempenho durante sua prova.

Muitos atletas principalmente os iniciantes podem sentir falta de ar durante ou após os exercícios físicos. E todas as causas precisam ser averiguadas com cuidado, para que sua saúde do atleta não seja posta em risco. Mas em outros casos tudo o que se precisa são algumas técnicas para ter mais fôlego na corrida.

Os atletas mais experientes já conhecem bem como funcionam as técnicas para conquista de um bom fôlego durante seus percursos. Algumas coisas simples podem ajudar a cruzar a linha de chegada mais fácil.

Mesmo que nossa respiração seja automática, é preciso estar atento quando ela fica muito ofegante, pois os músculos estão respondendo ao esforço de forma negativa. Mas é possível mudar esse quadro e melhorar o desempenho na corrida. Confira algumas dicas.

Como ter mais fôlego na corrida?

Publicidade

1- Corra regularmente.
A regularidade faz com que o corpo se habitue com o esforço e responda positivamente. Pessoas sedentárias têm menos fôlego, e por conta disso, a capacidade física é muito menor.

Por isso, procure estabelecer uma rotina mais pesada com o intuito de ter mais fôlego na corrida.

2- Reduza sua velocidade.
Não corra em um ritmo mais rápido do que o seu corpo aguenta. O ritmo do treino deve ser com frequências cardíacas baixas, portanto não sobrecarregue seu corpo. Afinal, todas as funções do organismo devem estar em equilíbrio durante a corrida.

3- Intercale corrida com caminhada.
Intercalar a corrida com a caminhada oferece um tempo para que o atleta recupere seu fôlego. Aos poucos, é possível aumentar o tempo da corrida e diminuir o de caminhada aumentando o desempenho nas provas.

Publicidade

4- Respire corretamente para melhorar sua performance.
É muito importante aprender a controlar o movimento de entrada e saída do ar para que não fique ofegante demais durante a corrida, evite a todo custo respirar somente pela boca, pois, isso aumenta a sensação de cansaço.

Evite a sensação de cansaço correndo aos poucos

5- Faça outros exercícios que ajudem com a respiração.
Aliar seus treinos de corrida a outros exercícios para desenvolver uma melhor capacidade respiratória pode ajudar. Pratique natação, vôlei, futebol, tênis, ciclismo, é até mesmo o yoga, e sinta a diferença.

Publicidade

6- Comece a caminhar e acelere aos poucos.
Por último é muito importante que o atleta aqueça o corpo no início dos treinos, comesse caminhando e somente depois inicie os trotes leves, dando preferência a terrenos planos e macios em suas provas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VO2Max VO2Max

O que é o VO2 Max e como melhorar?

Você Sabia?

Começar a correr sem segredos. Veja essas dicas!

Treinamento

evoluir da caminhada para a corrida evoluir da caminhada para a corrida

Como evoluir da caminhada para a corrida?

Você Sabia?

grupos de corrida grupos de corrida

Grupos de corrida. O caminho certo para o iniciante.

Você Sabia?

Publicidade
Publicidade
Conecte-se #BrasilRun