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Quais os benefícios de treinar para uma maratona?

maratona
Foto: Freepik

Os benefícios da corrida raramente estão na maratona em si, mas sim nos meses e anos de treinamento e preparação que antecederam a maratona. Correr maratonas não só requer tempo e compromissos tremendos, mas também enormes recursos físicos e mentais.

E talvez os atletas que participem de uma prova destas, não saibam na realidade todos os benefícios que é dado a eles. Por isso, listamos os 4 principais.

                                           4 benefícios de treinar uma maratona.

1º Benefício- Fortalecer o coração.

Um dos mais importantes é o fortalecimento do coração. Treinar para uma maratona aumenta a capacidade do seu coração de circular sangue e oxigênio para o cérebro e músculos.

E em termos simples, nosso coração se torna mais eficiente para que não fiquemos sem respiração fácil. Sabemos que quando o nosso órgão principal vai bem, tudo funciona de acordo em nosso corpo.

2º Benefício- Perda de gordura corporal.

O segundo benefício fica por conta da gordura corporal. Correr longas distâncias é uma maneira de queimar muitas calorias. Se a nutrição do atleta está sob controle, ele sem dúvida alguma irá perder gordura corporal e será beneficiado por isso.

3º Benefício- Ossos e articulações.

É comprovado que o impacto da corrida ajuda ossos e articulações a permanecerem sempre lubrificados e fortes. Enquanto alguns insistem em dizer que a corrida a distância irá adicionar desgaste nas articulações e ligamentos, saiba que é comprovada a sua eficácia para o contrário.

Treinar para maratonas não beneficia somente a sua vida como atleta seja profissional ou amador e sim em um todo. Afinal, articulações e ossos saudáveis colaboram para uma melhor qualidade de vida.

4º Benefício- Detox mental. 

Sim! A corrida também proporciona benefícios mentais. Correr longas distâncias sempre traz inúmeros e grandes desafios, mas atravessar esses obstáculos nos torna mentalmente resilientes em muitas áreas de nossa vida.

Sabemos que é preciso muita força de vontade e coragem para se manter quando os tempos estão difíceis, quando o tempo está ruim, quando as pernas doem ou quando você está cansado. A corrida de longa distância é um verdadeiro teste da força mental e da força de vontade.

Ficamos tão concentrados e focados em busca de superar nossos limites, que não pensamos em mais nada. O treino para maratonas proporciona também o bem-estar através da liberação de endorfina.

Curtiu? Então leia aqui também sobre como adicionar treinos de velocidade para se preparar para uma maratona.

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